Alexander McQueen

Para os criticos é o "hooligan" da moda inglesa ou "l’enfant terrible", como muitas vezes é apelidado.Para seus muitos admiradores Alexander McQueen é o derradeiro genio da moda, entre a loucura e a sanidade, fragilidade e força, tradição e modernidade, fluidez e severidade e a sua obra continuará a quebrar barreira e a elevar-se a um outro nivel. Ele ficou conhecidoo por sua forma emocional e matérias-primas energeticas, bem como a natureza romantica, e que é determinante em suas coleçoes. 

Em menos de dez anos, tounou-se um dos mais respeitados criadores, tendo até sido diretor criativo da casa de alta-costura parisiense, Givenchy, que deixou em 2001 para trabalhar na sua propria marca. Desde então, faz historia com seus desfiles, unindo a excelencia da alfaiataria britanica, a execução perfeita da alta-costura francesa e o impecavel acabamento italiano. O seu trabalho tem descrito uma espiral ascendente no mundo da moda, pela justaposição de elementos contraditorios, resultando em coleçoes unicas, de crescente poder emocional e energia crua, pura paixão.



Nasceu no dia 17 de Março de 1969, em Londres, o mais novo de seis irmaos. Alexander começou por fazer vestidos para as três irmas e, ainda jovem, anunciou que queria ser criador de moda. Deixou a escola aos 16 anos e logo se tornou aprendiz de grandes mestres na técnica de construção de roupa, como Anderson & Shephard ou Gieves & Hawkes. Depois passou para os teatrais Angels & Bermans, onde dominou 6 métodos de padrao de corte, desde o melodramatico seculo XVI, até ao design sóbrio, que tornou-se assinatura de McQueen.

Aos 20 anos de idade foi contratado pelo designer Koji Tatsuno, cujo o trabalho tambem tem raizes britanicas. Um ano depois viajou para Milão, onde foi contratado como assistente do designer Romeo Gigli. Em seu retorno a Londres, completou seu mestrado em Design de Moda na prestigiada faculdade Saint Martins College of Arts and Design. Ele mostrou sua coleção MA em 1992,a qual foi celebremente comprada na sua totalidade por Isabella Blow.

Em Dezembro de 2000, 51% do Alexander McQueen foi adquirida pelo grupo Gucci, onde permaneceu como diretor criativo. As coleções incluem modelos femininos e masculinos, acessorios, oculos e fragrancias (Kingdom 2003 e Mcqueen 2005). Em seguida a reabertura de lojas próprias em Nova York, Londres, Milão, Las Vegas e Los Angeles.

11 de Fevereiro de 2010 Mcqueen é encontrado morto, devido a um aparente suicidio que ainda nao foi confirmado nem pela familia e nem pela policia.